Quem vota pra reitor na USP?

A escolha do próximo reitor da USP é feita pela Assembleia universitária que envia uma lista tríplice, com os mais votados, ao governador que escolhe o próximo reitor.
Essa Assembleia Universitária é formada pelos membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais, das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados. São menos de 2 mil votantes, ou seja, menos de 2% da comunidade universitária tem direito ao voto. Esses 2 mil votantes são maioria absoluta de docentes. Um ínfimo número são funcionários e estudantes, numa proporção não muito diferente do que é o CO. Ou seja, uma parcela ínfima da comunidade universitária tem direito ao voto e estudantes, que são 81% da comunidade universitária, e funcionários, que representam cerca de 14% da comunidade, tem uma representação ínfima.Na prática, o controle da universidade, fica nas mãos de uma parcela de burocratas acadêmicos, muitos donos de fundações privadas e empresas terceirizadas, interessados em manter seus próprios privilégios.
Mas a cereja do bolo, afinal, fica com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). É a ele quem cabe, por fim, indicar o próximo reitor da USP. Esse toque final é a garantia que o próximo reitor escolhido está totalmente alinhado aos interesses do governo do estado. Vale lembrar que é esse mesmo governo o responsável pela precarização da educação pública, fechando escolas e reduzindo as verbas para educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário